
Na manhã desta terça-feira (23), a reportagem do Livramento 24h conversou com o Vereador Felipe Torres (PL), sobre a aprovação por unanimidade de um anteprojeto de lei que busca reduzir o número de acidentes no trânsito de Santana do Livramento.
Para o parlamentar, é uma preocupação muito grande o número de acidentes registrados no ano de 2024, muitos envolvendo motocicletas, onde o “para-choque da moto é o motociclista”, destacou Felipe em suas palavras.
Como na grande maioria dos acidentes envolvendo motos existem lesões para os tripulantes, isso acaba muitas vezes sobrecarregando a saúde e o Pronto Socorro. O anteprojeto tem como objetivo reduzir os acidentes, através da implementação de sinalização e faixas junto aos semáforos, exclusivas para os motociclistas.
Além disso, Felipe salientou que futuramente podem até mesmo ser criadas faixas especiais para que os motociclistas transitem, porém é necessário um trabalho em conjunto com o Executivo e com os responsáveis do Plano de Mobilidade Urbana do município, para analisar a viabilidade.
O anteprojeto foi ideia do santanense Paulo Labarthe, amigo de Felipe que mora fora de Livramento já há alguns anos. A equipe do gabinete do Vereador realizou o estudo necessário para embasar o anteprojeto, e o resultado foi sua aprovação por unanimidade junto aos demais vereadores.
O anteprojeto que foi protocolado na semana anterior e aprovado na sessão da segunda-feira (22), agora vai para a análise do Poder Executivo, onde pode ser sancionado ou vetado. Felipe relatou que sua expectativa é de que seja sancionado, e que se mudanças forem necessárias no anteprojeto, serão realizadas.