Cerca de 48h depois, bombeiros ainda combatem incêndio em silo no RS

Cerca de 48 horas depois do início do foco, os bombeiros seguem tentando controlar incêndio de grandes proporções que atinge um dos silos de uma empresa de grãos localizada às margens da BR-116, a cinco quilômetros de Arroio Grande. De acordo com as autoridades, uma parte do teto da estrutura desabou. No entanto, apesar da gravidade, não há registro de feridos.

Os bombeiros receberam o chamado na noite da sexta-feira (11). O trabalho segue com funcionários da empresa retirando a soja de dentro do silo, que seria a principal forma de apagar totalmente o incêndio. O processo pode durar até a segunda-feira (14), segundo os bombeiros.

O g1 tentou contato com a Cotribá, empresa responsável, mas não tinha obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

O Corpo de Bombeiros informou que conseguiu avançar no combate ao incêndio ao instalar mangueiras em outro silo. A mudança permitiu o envio direto de água ao foco das chamas, que ainda estavam ativas até a última atualização.

De acordo com funcionários, o fogo começou de forma espontânea, por conta do armazenamento de soja, que gera gases e óleo, que são inflamáveis no contato com calor externo. Não há um laudo oficial.

A fumaça gerada pelo incêndio já alcança a cidade de Arroio Grande. De acordo com os bombeiros, a exposição à fumaça pode provocar irritação nos olhos e nas mucosas. Para pessoas com problemas respiratórios, os efeitos são ainda mais severos, com sintomas como tosse intensa e sensação de sufocamento.