Cinco cavalos morrem após possível intoxicação em Rosário do Sul

Fotos: Sandro Leites / Divulgação

Cinco cavalos do grupo responsável por conduzir a Chama Crioula morreram em circunstâncias suspeitas nesta quarta-feira (21), no Rio Grande do Sul. A morte dos animais pode estar ligada à ingestão de uma planta tóxica conhecida como Mio mio, comum na região.

O grupo Pé no Estribo, que viajava de Alegrete ao Chuí, passou a noite em Rosário do Sul. Pela manhã, os cavaleiros encontraram os cinco cavalos mortos e outros sete sob tratamento veterinário. A suspeita é que a ingestão da planta tenha ocorrido tanto no local de pernoite quanto na propriedade onde estiveram no dia anterior.

O veterinário Henrique Noronha explica que o Mio mio pode causar danos graves ao estômago e intestinos dos equinos, levando à morte em menos de 24 horas. “Animais locais evitam o Mio mio por reconhecerem sua toxicidade, mas animais de fora podem não ter o mesmo conhecimento”, afirma.

Amostras dos cavalos falecidos serão analisadas para confirmar a presença da toxina. A Chama Crioula, símbolo dos Festejos Farroupilhas, foi acesa em Alegrete no dia 16 e está sendo levada por diversas cavalgadas através do estado.

Mio mio – Foto: Sandro Leites