
Na mais recente fase da Operação Dilúvio Moral, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da Força-Tarefa Cyber do DEIC, em parceria com a Polícia Civil do Ceará, realizou a prisão de um casal em Fortaleza/CE, na manhã desta quinta-feira (13). Eles são suspeitos de desviar doações destinadas às vítimas das enchentes no RS, através de fraudes com chaves PIX.
O casal, utilizando documentos falsos, abriu contas bancárias e criou chaves PIX similares às das campanhas legítimas de arrecadação. Alterando apenas um dígito, eles direcionavam os valores das contribuições para suas próprias contas. Influenciadoras digitais como Paola Saldívia e Deise Falci foram alvos dessa fraude.
A investigação revelou que o casal criou cerca de 235 chaves PIX distintas, enganando várias campanhas de doações. Com a prisão, foram encontrados documentos falsos utilizados para abrir as contas bancárias usadas nos golpes.
A operação, chamada de “Doppelganger”, em referência ao folclore alemão que descreve duplos ambulantes, visa combater crimes virtuais durante o período de calamidade. Até o momento, mais de 60 casos foram analisados, resultando na retirada de 71 páginas e contas criminosas das redes sociais.
A Polícia Civil reforça seu compromisso em investigar e responsabilizar criminosos que se aproveitam da situação de emergência para obter vantagens ilícitas.



