
Nossa equipe foi até o trevo de acesso ao Passo do Mingote, zona rural de Livramento, após receber denúncias sobre o descarte inadequado de resíduos na área.
Ao chegar no local, constatamos que, embora haja dois containers para descarte de lixo convencional, o problema persiste com o descarte irregular além do lixo convencional o de lixo eletrônico.
Apesar da iniciativa da prefeitura em fornecer a estrutura adequada para o descarte correto de resíduos, incluindo um container específico para lixo eletrônico, disponível no pátio da Secretaria de Serviços Urbanos, ainda assim, o descarte incorreto persiste, gerando preocupação entre os moradores locais.
Vale ressaltar que a coleta de lixo convencional ocorre regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10h às 12h, conforme informado pelo Secretário de Serviços Urbanos, Júlio Motta.
Segundo o Supervisor da empresa ANSUS/EON, filial de Santana do Livramento, Sr. Fernando Ruisdias, situações de descarte excessivo de entulhos e resíduos não convencionais são comunicadas à Secretaria de Serviços Urbanos, que mobiliza equipes de limpeza urbana, inclusive com o uso de retroescavadeiras, para realizar a limpeza dos locais afetados. Essa medida é adotada não somente no Passo do Mingote, mas também no Passo do Guedes, ao final da Robledo do Braz.
Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo de qualquer natureza, infelizmente, abrange todas as vilas, bairros e centro de Livramento.