
Nesta quinta-feira, 20 de junho, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou a terceira etapa da Operação Contas Abertas em Caxias do Sul. Em ação conjunta com o Grupo de Intervenção Rápida da Superintendência dos Serviços Penitenciários (GIR/SUSEPE), foram realizadas revistas na Penitenciária Regional e no Presídio Regional do município.
O objetivo da operação foi apreender telefones celulares, documentos e outros materiais que serão utilizados como provas em uma investigação sobre tráfico de armas, drogas e lavagem de dinheiro. Segundo o GAECO, pelo menos três membros da organização criminosa atuavam de dentro das unidades prisionais de Caxias do Sul, onde mandados de prisão foram cumpridos contra eles.
Na operação de hoje foram apreendidos 41 celulares com carregadores e chips, além de 95 gramas de substância semelhante a cocaína, 66 gramas de substância semelhante a maconha, entre outros itens ilícitos. Todo o material apreendido será analisado para subsidiar o processo investigativo.
Esta é a terceira fase da Operação Contas Abertas, que já havia realizado ações semelhantes em Pelotas e em Bento Gonçalves nas últimas semanas. A operação visa desarticular uma facção criminosa com atuação na região da Serra, incluindo atividades dentro de estabelecimentos prisionais e com ramificações em outros estados.
A próxima fase, de acordo com os coordenadores do GAECO, será o encaminhamento das denúncias contra os envolvidos nos diversos crimes investigados.





