Golpistas são alvo de operação policial em MG e SP por fraude com antenas “Starlink”

Startrap / Polícia Civil/DEIC/DINC/DRCIR/FT CYBER

Nesta quarta-feira (03/07), a Polícia Civil do RS, por meio da Força-Tarefa Cyber, deflagrou a quinta fase da Operação Dilúvio Moral, denominada “Startrap”, nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A ação visa combater uma organização criminosa envolvida em estelionato eletrônico e associação criminosa.

Os golpistas criaram uma página falsa na internet simulando a empresa americana “Starlink”, oferecendo antenas de internet via satélite gratuitamente, com custo apenas do frete. Após o preenchimento de dados pessoais, as vítimas eram direcionadas para uma página simulada do “Mercado Pago”, onde era solicitado o pagamento do frete via QR Code.

Os valores transferidos acabavam em empresas de fachada controladas pelos criminosos, camuflando a verdadeira origem do dinheiro. Aproveitando-se do estado de calamidade causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os golpistas exploraram a vulnerabilidade das pessoas em busca de ajuda.

A investigação resultou na identificação de três suspeitos e na realização de mandados de prisão e busca e apreensão. Até o momento, dez prisões preventivas foram efetuadas, sendo duas em Minas Gerais e uma em São Paulo e mais de cinquenta medidas cautelares foram deferidas pelo Judiciário, reforçando a celeridade no combate ao crime virtual durante crises.

A Polícia Civil ressalta o compromisso em investigar criminalmente aqueles que se aproveitam de situações de emergência para obter vantagens ilícitas, buscando responsabilizar todos os envolvidos de forma rigorosa.

Essa ação reitera o papel da Força-Tarefa Cyber em proteger a população contra fraudes eletrônicas, especialmente em momentos de vulnerabilidade social.

Startrap / Polícia Civil/DEIC/DINC/DRCIR/FT CYBER