Governador Eduardo Leite convida Papa Francisco a visitar o RS em 2026

Em uma reunião cordial realizada no Vaticano nesta quarta-feira (17), o governador Eduardo Leite estendeu um convite ao Papa Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, em celebração aos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. O pontífice, que é o primeiro papa jesuíta, recebeu o convite durante um encontro que faz parte de uma missão internacional do governo do Estado, visando fortalecer os laços com a Itália e a Alemanha.

Durante a conversa, Leite presenteou o líder religioso com uma escultura das históricas ruínas de São Miguel das Missões, juntamente com camisas dos times de futebol locais, Dupla Gre-Nal, e do Brasil de Pelotas. A obra, esculpida por Regesmar Martins, foi recebida com gratidão pelo Papa Francisco, que também compartilhou uma memória afetiva de Pelotas, cidade em que um de seus tios residiu.

Sobre o encontro, o governador expressou: “Foi uma conversa muito gentil, muito amável do papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite e também lembrou que já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou”.

Na homilia proferida hoje, o Papa Francisco enfatizou a importância do equilíbrio na vida dos fiéis, destacando que, em um mundo onde muitos valorizam a expressão livre de pensamentos, a temperança em ponderar o que se diz é crucial. “Sabe que há um tempo para falar e um tempo para calar, mas tanto um tempo como o outro exigem a medida certa. Por isso, a qualidade da pessoa temperante é o equilíbrio. Uma qualidade hoje tão preciosa como rara”, declarou o pontífice.