
A direção do Hospital Departamental de Rivera divulgou que nas próximas quarta e quinta-feira, respectivamente nos dias 20 e 21 de março, uma campanha de doação de sangue no centro de Rivera, na Praça Artigas.
Com apoio do hemocentro de Maldonado, as atividades vão começar às 8h30 e se encerrarão às 14h30. Essa ação foi desenvolvida devida a necessidade de doações, e até mesmo pelo déficit anual, visto que com os apoiadores, as doações anualmente são na base de 600 e as transfusões chegam as 1000, com o déficit ficando em 400.
Para doar, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, pesar mais de 60 kg, estar em jejum de 4 horas e ter descansado bem. Após isso, é feita uma rápida entrevista para ver se a pessoa está apta realmente.
A diretora do hospital salientou que os futuros doadores podem se cadastrar no site hemocentro.uy e escolher a cidade de Rivera, onde será divulgado até um horário marcado para fazer a doação. Questionado se brasileiros também poderiam doar, ela confirmou e afirmou que é muito importante essa ajuda entre os dois lados da fronteira.
Brasileiros podem se cadastrar também, e no espaço onde deveriam colocar o número de cédula, devem preencher com os números 0. O objetivo é pelo menos de 70 doações a cada dia.