O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subiu de laranja para vermelho o alerta de temporais para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (21). O estado deve ser atingido por chuva forte, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
Segundo a Sala de Situação do RS, o temporal chega na região da fronteira e, ao longo da madrugada e da manhã de quinta-feira, vai se deslocando em direção à metade norte do estado. As regiões mais atingidas devem ser o Sul, a Campanha (fronteira com o Uruguai) e a Fronteira Oeste.
“Este sistema será responsável, nas areas mais do sul e oeste gaúcho, por ventos que passam facilmente de 100 km/h, chuvas de 80 a 100 milímetros em periodo curto”, diz a meteorologista Cária Valente.
De acordo com a representante da Sala de Situação, há possibilidade de queda de granizo em todo o estado, com ventos de 60 a 80 km/h na faixa central do RS.
Orientações das autoridades
O Inmet alerta para grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário..
O ógão ainda recomenda que a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, é orientado que as pessoas coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Se a situação de grande perigo for confirmada, o Inmet orienta que a população procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.
“A Brigada [Militar] e o Corpo de Bombeiros são os primeiros órgãos de emergência, e a população, não esqueça, 190 e 193”, diz o subchefe de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Dias de Castro.
A população do RS pode enviar um SMS com o número do CEP para o telefone 40199. Realizado o cadastro, o usuário recebe alertas da Defesa Civil.
Fonte: G1/RS
