Operação Occultatio: Polícia Civil desmantela quadrilha de roubo milionário de carga

250 mil reais em êxtase foram apreendidos. Divulgação / Polícia Civil RS

Nesta segunda-feira (24), a Polícia Civil deflagrou a Operação Occultatio em várias cidades do Rio Grande do Sul para desarticular uma quadrilha especializada em roubo de cargas. O grupo é responsável por um assalto que resultou em quase 4 milhões de reais em cigarros na cidade de Osório.

A operação mobilizou 100 policiais civis, que executaram 41 ordens judiciais, incluindo 19 mandados de busca e apreensão e 9 prisões preventivas, além de quebras de sigilo.

O crime ocorreu em agosto do ano passado, quando uma carreta bitrem carregada de cigarros foi interceptada em Osório e seu motorista mantido em cárcere pelos criminosos. Na ocasião, a rápida intervenção da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do DEIC, com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, resultou na prisão em flagrante de 7 criminosos e na recuperação da carga avaliada em 4 milhões de reais, além da apreensão de 4 caminhões, um veículo e diversos celulares.

Após investigações aprofundadas, a polícia identificou a participação de 16 suspeitos, incluindo os líderes da quadrilha, o que motivou a segunda fase da Operação Occultatio.

Os principais alvos da ação possuem extensa ficha criminal, com destaque para C. M. J., conhecido como Babão, e J. A. S. C., ambos envolvidos em crimes que incluem associação criminosa, roubo de veículos, posse irregular de armas, homicídios e receptação, entre outros.

Os criminosos responderão pelos crimes de associação criminosa, cárcere privado, roubo qualificado, receptação e adulteração de veículos, entre outros delitos graves.