Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em furto de cabos de telecomunicações em Porto Alegre

Imagens: Operação Subterrâneo. Polícia Civil/DEIC/DINC/DRCP

Na manhã desta quarta-feira (03/07), a Polícia Civil, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DEIC), iniciou a Operação Subterrâneo para desarticular um grupo criminoso envolvido no furto de cabos de telefonia e dados de internet. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Concessionárias Públicas (DRCP), mobilizou 39 policiais civis.

A operação teve como alvo sete endereços ligados aos principais suspeitos de furtar cabos subterrâneos da empresa OI na região da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e também em Viamão. A investigação teve início após dois furtos consecutivos em março deste ano, que resultaram na subtração de 500 metros de cabos avaliados em R$23.500,00.

Em uma ação coordenada, a polícia militar conseguiu deter quatro suspeitos em um veículo Fiat Strada carregado com 15 metros de cabo de telefonia e diversas ferramentas de corte, no bairro Lomba do Pinheiro. Imagens de câmeras de segurança foram cruciais para identificar mais sete veículos utilizados nos crimes.

O grupo é responsável por uma série de furtos similares, prejudicando milhares de clientes na região que ficaram sem serviço de telefonia e internet. “Este grupo já é conhecido pelas autoridades e possui antecedentes criminais por crimes similares”, afirmou o delegado Luis Firmino, titular da DRCP.

Até o momento, seis suspeitos foram identificados, incluindo o suposto mentor das ações, que já havia sido preso em flagrante pela DRCP este ano. A operação visa não apenas combater esses crimes, mas também evitar novos prejuízos aos serviços essenciais oferecidos à população.