Polícia Federal realiza operação contra crimes eleitorais e desvio de recursos em Bagé

Fotos: Operação Coactum / Divulgação PF

Na manhã desta terça-feira (13/8), a Polícia Federal lançou a Operação Coactum III, em uma ação coordenada para combater crimes eleitorais e desvio de dinheiro público em Bagé, no Rio Grande do Sul. A operação, que também abrange Porto Alegre e Florianópolis, envolve 72 agentes federais que estão cumprindo 34 mandados de busca e apreensão, além de ordens para sequestrar bens relacionados aos crimes investigados.

A Operação Coactum III é um desdobramento da Coactum II, iniciada em maio de 2024, quando foram recolhidos documentos, dinheiro e outros materiais que revelaram práticas ilícitas. Naquela ocasião, dois servidores foram presos por peculato após serem flagrados com valores públicos em sua posse.

Investigações indicam que, desde 2017, servidores de Bagé eram forçados a repassar parte de seus salários a uma organização criminosa. Esses recursos, que deveriam ser declarados, foram utilizados para fins eleitorais, configurando o conhecido “caixa dois” e resultando em um desvio estimado em mais de R$ 10 milhões. A operação visa desmantelar a rede de corrupção que envolve políticos e funcionários públicos locais.