RS se prepara para frente fria intensa com temperaturas próximas de zero e geada

Foto: Pixabay

A partir desta terça-feira (14), uma massa de ar frio de origem polar começará a afetar o Rio Grande do Sul, trazendo consigo uma forte queda nas temperaturas e a possibilidade de geada. Depois de dias de chuvas, o clima seco predominará e dará lugar ao frio intenso.

De acordo com a Climatempo, os gaúchos podem esperar por três dias de muito frio, especialmente nas regiões de fronteira com o Uruguai e na Serra. As temperaturas devem se manter abaixo de 10ºC em todo o estado, com os termômetros podendo marcar entre 0ºC e 5ºC no centro-sul e na serra gaúcha.

Foto: Climatempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando uma queda brusca de temperatura até quarta-feira. Regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, parte do Paraná e parte de Mato Grosso do Sul estão sob essa advertência.

Foto: INMET

A previsão é de que a quarta-feira seja o ponto mais frio da semana, com potencial para geada nas regiões da Campanha, Planalto e Serra. As menores temperaturas podem chegar a -1ºC em São José dos Ausentes e a 5ºC em Caxias do Sul.

Apesar da trégua sem chuvas, o retorno das precipitações está previsto para quinta-feira, especialmente na parte da tarde e noite, principalmente no centro e norte do Estado. O frio deve persistir até o fim da semana, mantendo os gaúchos bem agasalhados.