Segunda etapa da Operação Capa Dura desmascara esquema corrupto em contratos de educação em três estados

Operação Capa Dura II / Divulgação PCRS

A Polícia Civil do RS deflagrou hoje (05/07) a segunda fase da Operação Capa Dura, uma ampla investida contra corrupção que abrangeu três estados brasileiros. Coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção do Rio Grande do Sul, a operação teve como foco a análise de contratos suspeitos firmados pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre em 2022.

A investigação se estendeu a cinco novos processos de compra, envolvendo desde brinquedos pedagógicos até consultoria ambiental. Todos os contratos apresentaram indícios de direcionamento e conluio, comprometendo o interesse público em favor de benefícios privados.

Os procedimentos de compra eram iniciados com propostas diretas das empresas, que indicavam qual ata deveria ser seguida, influenciando na elaboração dos termos de referência para favorecer suas próprias ofertas. Esta prática resultou na aquisição de produtos desnecessários ou em quantidades excessivas, inflando um custo total que ultrapassa R$ 58 milhões.

A operação resultou na execução de 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sequestro de quatro veículos. Cinco servidores públicos tiveram suas funções suspensas, enquanto sete empresas e cinco empresários foram proibidos de contratar com o poder público, em razão das suas atividades econômicas e financeiras.

Mais de 120 policiais civis foram mobilizados em locais estratégicos como Porto Alegre, Lajeado, Estrela, Florianópolis, Curitiba, e outros. A operação contou com o apoio das divisões de combate à corrupção de Santa Catarina e Paraná, reforçando a cooperação interestadual no enfrentamento à corrupção.

Os detalhes específicos das empresas envolvidas e dos investigados foram preservados para garantir a integridade do processo investigativo em curso.

A segunda fase da Operação Capa Dura reforça o compromisso das autoridades na luta contra a corrupção, promovendo a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Novos desdobramentos são esperados conforme avançam as investigações sobre as práticas ilícitas descobertas.

Operação Capa Dura II / Divulgação PCRS
Operação Capa Dura II / Divulgação PCRS