Sindicato Rural aponta possível inclusão de Livramento em estado de emergência devido a falha em decreto estadual

Foto: Vilmar Charopen / Livramento 24h

Na manhã desta quarta-feira, o Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento convocou uma coletiva de imprensa para abordar a urgente necessidade de um novo pedido de decretação de emergência no município. As perdas significativas no setor agrícola, documentadas pela EMATER, motivaram esse chamado.

O CONDER e o próprio Sindicato entregaram à Prefeitura um laudo detalhado na última sexta-feira, delineando as perdas milionárias enfrentadas (em torno de R$180 milhões). No entanto, a resposta da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, na segunda-feira, foi desanimadora: o município não se qualificava para a emergência, alegando o vencimento do prazo para homologação junto ao governo estadual.

Luis Carlos D’Áuria Nunes, presidente do Sindicato Rural, aponta uma possível saída com o recente decreto estadual, publicado terça-feira (21), que altera o quadro para alguns municípios. Candiota, Lavras do Sul, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, Uruguaiana e Bagé já foram reconhecidos sob essas novas diretrizes.

“Estamos buscando uma reversão da negativa que recebemos do executivo, considerando o novo decreto que contempla situações semelhantes à nossa. Vários municípios já foram incluídos, enfrentando problemas nas estradas, nas escolas rurais e com perdas consideráveis no setor agropecuário, especialmente nas plantações de soja e arroz”, afirmou Nunes.

Ele acrescenta que, caso a situação de emergência seja decretada, negociações com instituições bancárias serão iniciadas para garantir uma linha de crédito favorável aos produtores afetados. O pedido é por prazos de até 15 anos de carência, conforme laudos técnicos.

Após a coletiva, representantes do Sindicato Rural e da OAB se reuniram com o presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Mendes, em busca de apoio para essa causa. A Mesa da coletiva contou com a presença do Presidente da Rural de Livramento Sr Luis Carlos D’Áuria, produtor José Antônio Tatsch da Silva, produtor Carlos Thomaz Albornoz, presidente da OAB Livramento, Dr. Glênio Cardoso Lopes e Vice-presidente CONDER Lafayette Xavier.